OLÁ...
SEJAM BEM VINDOS AO BLOG "HORA DA AULA!"
ESTE BLOG TEM POR OBJETIVO DIVULGAR E COMPARTILHAR ATIVIDADES QUE REALIZEI COM A TURMINHA DO 3º ANO (FUNDAMENTAL I) DA ESCOLA MUNICIPAL ARMANDO DIAS EM SINOP - MT, ALÉM DE ALGUNS TEXTOS E VÍDEOS INFORMATIVOS, QUE PODEM CONTRIBUIR PARA NOSSA EXPERIÊNCIA E APRENDIZAGEM.
OBRIGADA PELA VISITA E VOLTEM SEMPRE!!!

Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

PLANO DE AULA

Disciplina: Ciências; Língua Portuguesa.
Tema Transversal: Educação Ambiental, Ética.
Conteúdo: Animais domésticos e selvagens
Ano: 2° ano ou 3º ano
Objetivo Geral:
·         Conhecer e compreender a existência dos animais selvagens e domésticos.

Objetivos Específicos:
·         Incentivar o cuidado com os animais e seu ambiente;
·         Proporcionar conhecimentos sobre o cuidado com o meio ambiente;
·         Viabilizar a classificação entre animais domésticos e selvagens.

Procedimentos Metodológicos: as arguições nos dois primeiros momentos são importantes porque através delas é possível saber o que os alunos conhecem sobre o assunto, principalmente sobre o que entendeu da historia*
·         1° momento será realizado de maneira dialogada com os alunos um breve comentário sobre os animais e a sua importância no ambiente. Se tem animais em casa? Qual animal preferido?
·         2° momento: apresentação do teatro “Conversando com os animais”(anexo1), com a utilização de fantoche, logo em seguida questionar as crianças sobre a história (o que você entendeu com a história?*).
·         3º momento (para 3º ano): Aplicar atividades de associação e reforço do conteúdo (anexo 2).
·         4º momento: Propor uma atividade em grupo de recorte colagem onde os alunos terão que procurar figuras de animais domésticos e selvagens, e depois colar no papel madeira fazendo a classificação dos mesmos. Ao término da atividade farão exposição dos cartazes, comentando sobre os animais.
Avaliação:
·         Será realizada a avaliação assistemática através da observação e participação dos estudantes, e avaliação sistemática mediante atividade (recorte e colagem) a fim de verificar a compreensão sobre o tema proposto.
Recursos materiais:
·         Cola; tesoura; revistas; papel madeira, fita adesiva; pincel; fantoches.
Anexos
1
Teatro de fantoches:
CONVERSANDO COM OS ANIMAIS
1 – personagem
3 – bonecos
Olá queridos, hoje vamos conversar com os animais. Sabe por que, eles andaram me dizendo que andam sumindo animais da mata.
Então vamos perguntar a eles se eles sabem o que realmente está acontecendo, hoje vão estar aqui o Joquinha, a Lilica e o Toquinho.
Vamos chamá-los: ( um de cada vez)
Joquinha!!!
Lilica!!!
Toquinho!!!
Joquinha: Olá pessoal! Tudo bem com vocês? As crianças respondem.
Joquinha: Oi Roni, e aí por que nos chamou?
: Bem, nós ficamos sabendo que estão sumindo alguns amigos de vocês. É verdade?
Jú: Ah!!! Foi isso mesmo, o Hugo, o passarinho lembra dele? Ele também sumiu. Mas quem conseguiu escapar foi a Lilica, pede que ela te conta.
Jú: Nem precisa pedir, não faz muito tempo, chegaram um monte de gente por aqui, tinham até mulheres no meio. Eles colocaram comida pelo chão, e aí eu vi um monte de amigos nossos comendo então eu fui também.
: E aí o que aconteceu depois?
Jú: Quando estava acabando a comida caíram umas caixas encima de nós e aí ficamos presos.
Joquinha: É mesmo eu vi. Mas fiquei com medo e fugi.
: Ah! Eu acho que sei o que está acontecendo.
Todos perguntam juntos:   O que é???
Jú: Fiquei sabendo que tem umas pessoas que levam os animais da mata para vender, e eles são embrulhados em jornais,.., e depois são levados para bem longe, e muitos não conseguem chegar lá vivos.
Lilica: Ainda bem que eu consegui fugir. É muito triste viver longe de casa.
Toquinho: Quem são essas pessoas, e porque elas fazem isso?
Jú: Elas, tiram os bichos de suas casas, e levam pra outro lugar, onde vocês não conhecem e não conseguem voltar. Eles são chamados de traficantes de animais. E eles fazem isso por dinheiro.
Lilica: é porque eles não sabem o valor de se viver em família, e de viver onde se quer. Os nossos amigos agora, não voltaram e ninguém perguntou a eles se eles queriam sair. É muita maldade.
Jú: É verdade Lilica, eles não reconhecem a importância que vocês tem para o meio ambiente. Mas já existe uma lei que proíbe o trafico de animais. E há pessoas que trabalham para que isso não aconteça.
Joquinha: Ah! Que bom que nem todos são maus, e que existem pessoas como você Roni, que proteje os animais.
Lilica: Ufa! Fiquei mais aliviada agora!
Toquinho: Hey Roni, eu to com uma fome danada, vou indo depois conversamos mais. Tchau, pessoal!
Todos dão tchau...
: Cuidado com o que vai comer Toquinho....
: E vocês o que vão fazer hoje.
Lilica: Ah! Eu vou brincar um pouco com minhas irmãs.
Joquinha: E eu vou dormir um pouco, mamãe me acordou muito cedo hoje.
Jú: Então só me resta dizer TCHAU!
Todos dão tchau para a platéia.
FIM!!!

Referências Bibliográficas

NIGRO, Rogério G; CAMPOS, Maria Cristina da C. Ciências. Coleção Aprendendo Sempre, 2º ano do ensino fundamental (1º série). São Paulo, Ática, 2008. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário