Disciplina: Ciências;
Língua Portuguesa.
Tema Transversal:
Educação Ambiental, Ética.
Conteúdo: Animais domésticos e selvagens
Ano: 2° ano ou 3º ano
Objetivo Geral:
·
Conhecer e compreender a existência dos
animais selvagens e domésticos.
Objetivos Específicos:
·
Incentivar o cuidado com os animais e
seu ambiente;
·
Proporcionar conhecimentos sobre o
cuidado com o meio ambiente;
·
Viabilizar a classificação entre animais
domésticos e selvagens.
Procedimentos Metodológicos: as arguições nos dois primeiros momentos são importantes
porque através delas é possível saber o que os alunos conhecem sobre o assunto,
principalmente sobre o que entendeu da historia*
·
1° momento será realizado de maneira
dialogada com os alunos um breve comentário sobre os animais e a sua
importância no ambiente. Se tem animais em casa? Qual animal preferido?
·
2° momento: apresentação do teatro
“Conversando com os animais”(anexo1), com a utilização de fantoche, logo em
seguida questionar as crianças sobre a história (o que você entendeu com a
história?*).
·
3º momento (para 3º ano): Aplicar
atividades de associação e reforço do conteúdo (anexo 2).
·
4º momento: Propor uma atividade em
grupo de recorte colagem onde os alunos terão que procurar figuras de animais
domésticos e selvagens, e depois colar no papel madeira fazendo a classificação
dos mesmos. Ao término da atividade farão exposição dos cartazes, comentando
sobre os animais.
Avaliação:
·
Será realizada a avaliação assistemática
através da observação e participação dos estudantes, e avaliação sistemática mediante
atividade (recorte e colagem) a fim de verificar a compreensão sobre o tema
proposto.
Recursos
materiais:
·
Cola; tesoura; revistas; papel madeira,
fita adesiva; pincel; fantoches.
Anexos
1
Teatro
de fantoches:
CONVERSANDO
COM OS ANIMAIS
1 – personagem
3 – bonecos
Olá queridos, hoje vamos conversar com os animais.
Sabe por que, eles andaram me dizendo que andam sumindo animais da mata.
Então vamos perguntar a eles se eles sabem o que
realmente está acontecendo, hoje vão estar aqui o Joquinha, a Lilica e o
Toquinho.
Vamos chamá-los: ( um de cada
vez)
Joquinha!!!
Lilica!!!
Toquinho!!!
Joquinha: Olá pessoal!
Tudo bem com vocês? As crianças respondem.
Joquinha: Oi Roni, e aí
por que nos chamou?
Jú: Bem, nós
ficamos sabendo que estão sumindo alguns amigos de vocês. É verdade?
Jú: Ah!!! Foi isso
mesmo, o Hugo, o passarinho lembra dele? Ele também sumiu. Mas quem conseguiu
escapar foi a Lilica, pede que ela te conta.
Jú: Nem precisa
pedir, não faz muito tempo, chegaram um monte de gente por aqui, tinham até
mulheres no meio. Eles colocaram comida pelo chão, e aí eu vi um monte de
amigos nossos comendo então eu fui também.
Jú: E aí o que
aconteceu depois?
Jú: Quando estava
acabando a comida caíram umas caixas encima de nós e aí ficamos presos.
Joquinha: É mesmo eu vi.
Mas fiquei com medo e fugi.
Jú: Ah! Eu acho que
sei o que está acontecendo.
Todos perguntam juntos: O
que é???
Jú: Fiquei sabendo
que tem umas pessoas que levam os animais da mata para vender, e eles são
embrulhados em jornais,.., e depois são levados para bem longe, e muitos não
conseguem chegar lá vivos.
Lilica: Ainda bem que
eu consegui fugir. É muito triste viver longe de casa.
Toquinho: Quem são essas pessoas, e porque elas
fazem isso?
Jú: Elas, tiram os
bichos de suas casas, e levam pra outro lugar, onde vocês não conhecem e não
conseguem voltar. Eles são chamados de traficantes de animais. E eles fazem
isso por dinheiro.
Lilica: é porque eles
não sabem o valor de se viver em família, e de viver onde se quer. Os nossos
amigos agora, não voltaram e ninguém perguntou a eles se eles queriam sair. É
muita maldade.
Jú: É verdade
Lilica, eles não reconhecem a importância que vocês tem para o meio ambiente.
Mas já existe uma lei que proíbe o trafico de animais. E há pessoas que
trabalham para que isso não aconteça.
Joquinha: Ah! Que bom que
nem todos são maus, e que existem pessoas como você Roni, que proteje os
animais.
Lilica: Ufa! Fiquei
mais aliviada agora!
Toquinho: Hey Roni, eu to com uma fome danada,
vou indo depois conversamos mais. Tchau, pessoal!
Todos dão tchau...
Jú: Cuidado com o
que vai comer Toquinho....
Jú: E vocês o que
vão fazer hoje.
Lilica: Ah! Eu vou
brincar um pouco com minhas irmãs.
Joquinha: E eu vou dormir um pouco, mamãe me
acordou muito cedo hoje.
Jú: Então só me
resta dizer TCHAU!
Todos dão tchau para a platéia.
FIM!!!
Referências
Bibliográficas
NIGRO, Rogério G;
CAMPOS, Maria Cristina da C. Ciências. Coleção
Aprendendo Sempre, 2º ano do ensino
fundamental (1º série). São Paulo, Ática, 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário